Queimadas Urbanas

Quem mais sofre com isso é a própria população

por Sidir da Silva Junior*

Muitas vezes, temos nossa atenção voltada para o problema das queimadas, na Amazônia, no Pantanal, na Mata Atlântica, e não nos damos conta do que acontece em nosso próprio município, ao alcance de nossos olhos.

Com a chegada do outono e inverno, é assustador o aumento das queimadas em nossa região. E o pior é o motivo dessa prática e as consequências que ela traz.

O uso da queimada vai desde a limpeza de terrenos, lixos, até atos criminosos, porém, quem mais sofre com isso é a própria população.

Idosos e crianças, são as principais vítimas, que acabam procurando atendimento médico com problemas respiratórios.

A cidade acaba ficando saturada de fumaça e poluição.

É importante saber que a queimada é crime, passível multa, e autuação pela Lei de Crimes ambientais.

Uma das melhores ações que a população pode fazer é a denuncia, pois mesmo que não seja encontrado o autor, essa queimada ocorreu por falta de manutenção e limpeza nos terrenos e a falta de denuncia acaba fazendo com que essas ocorrências seja mais uma situação de mero incômodo.

Precisamos apelar ao nosso dever de cidadão para que essa prática acabe em nossa cidade e a principal arma é a denuncia.

Portanto, caso veja alguma queimada próximo a sua casa, contate a guarda municipal ambiental (199), e, em áreas rurais, avise à polícia ambiental (3882-6070). Não deixe essa prática virar rotina em nossa cidade.

*Sidir Junior é Geografo e Diretor técnico da empresa Equaliza Ambiental

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php