Aeroporto de Botucatu recebe demonstração de novos modelos da Embraer
Foram expostos modelos como o KC-390, o jato E-190 E2, o Phenon 300 e o avião agrícola Ipanema
Texto, vídeo e fotos: Flávio Fogueral
Mesmo excluída dos planos de modernização dos aeroportos regionais pelo governo federal, Botucatu continua a receber aeronaves importantes para a indústria aeronáutica brasileira. Neste sábado, 3, durante a confraternização de final de ano da Embraer, demonstrações com modelos de fabricação da empresa brasileira chamaram a atenção de funcionários, familiares e, principalmente, botucatuenses que dirigiram-se ao aeroporto Tancredo Neves.
Foram expostos modelos como o KC-390, o jato E-190 E2, o Phenon 300 e o avião agrícola Ipanema, fabricado integralmente na unidade de Botucatu.
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A principal atração foi o protótipo do KC-390, aeronave militar desenvolvida para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo. A aeronave veio de Gavião Peixoto e tinha previsão de chegada para às 7 horas e ficou durante toda a manhã estacionada na área da empresa para visitação. Por volta das 11h30 ocorreu a demonstração de voo e desempenho, com rasantes e manobras na área do aeroporto.

Com 11,8 metros de altura e envergadura de 35,05 m o KC-390 pode chegar a velocidade de 870 km/h em cruzeiro. Recebe tripulação de 3 pessoas (1 piloto, 1 co-piloto e 1 engenheiro de voo) e 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas. Alguns dos usos concentram ainda no transporte de veículos leves e utilitários, ajuda humanitária, combate a incêndio e evacuação aeromédica.
Outra atração foi o E190 E2, jato bimotor com capacidade para 106 assentos e velocidade máxima de 870 km/h, além de 5 186 km de autonomia. O Phenon 300, bimotor executiva de pequeno porte, tem capacidade de transporte de 7 a 10 pessoas, contando com 3.650 km de autonomia e 521 km/h de velocidade de cruzeiro. Já o agrícola Ipanema, fabricado pela Embraer de Botucatu, demonstrou aplicações práticas de pulverização e manobras em pequenas altitudes.
