Recursos serão destinados ao tratamento de infantojuvenil de câncer, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
via assessoria
No próximo dia 31 de agosto, das 10 horas à meia noite, será realizada mais uma edição do McDia Feliz em Botucatu e em todo Brasil, coordenado pelo Instituto Ronald Mc’Donald.
No McDia Feliz, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac, vendido separadamente ou na McOferta de Big Mac – além de materiais promocionais confeccionados pelas instituições participantes e tíquetes antecipados – é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infantojuvenil. Em Botucatu, desde 2009 os recursos, isentos de impostos, com interveniência da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), são destinados ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Ao longo de 24 anos de realização da campanha, os recursos obtidos com o McDia Feliz contribuíram para o crescimento do índice de cura da doença no Brasil: de 15%, no final da década de 80, com possibilidade de chegar a 85% caso diagnosticado nos estágios iniciais.
Dados de Botucatu
Atualmente, estão em tratamento no HC da Unesp de Botucatu 105 crianças. São recebidos, em média, de 20 a 30 casos novos por ano.
Em 2012, foram realizadas 1.300 consultas e aproximadamente 800 sessões de quimioterapia. Como em anos anteriores, a verba arrecadada será utilizada na compra de novos equipamentos para o tratamento de câncer infantojuvenil. “Para este ano, nosso objetivo é conseguir um monitor especial para UTI pediátrica, que é utilizado no tratamento de pacientes mais graves. Também gostaríamos de um microscópio de hematologia, que é utilizado no diagnóstico de leucemias. Se tudo der certo e tivermos o apoio maciço da população botucatuense, conseguiremos conquistar nossas metas para este ano”, detalha a médica Lied Pereira, responsável pela Oncologia Pediátrica do HCFMB.
Como os recursos foram utilizados
Os recursos obtidos nas campanhas de 2009 e 2010 foram utilizados para readequação e compra de aparelhos para a nova sala de emergência instalada no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do HCFMB. O espaço, que já vinha sendo utilizado pelo hospital, passou por melhorias e conta agora com novos equipamentos.
Foram instalados no local monitores cardíacos, otoscópio, aparelho de aferição de pressão arterial, balanças ergométricas, carro de emergência equipado e cardioversor. Os novos equipamentos são utilizados na assistência aos mais de 30 pacientes que atualmente são acompanhados na unidade somente em quimioterapia.
Com as novas aquisições e também a reforma, o local poderá atender a emergências eventuais que venham a ocorrer durante o tratamento. Também serão realizados procedimentos que necessitem de sedação como coleta de liquor e biópsias de medula, entre outros. “O paciente com câncer é muito sensível e pode apresentar complicações durante o tratamento. Isso faz com que ele precise de cuidados mais intensivos das equipes que o acompanham. Essa sala é voltada a esse tipo de tratamento por oferecer uma estrutura em conformidade com essas necessidades”, explica Lied.
Já com a verba obtida nas edições de 2010 e 2011 do McDia Feliz Botucatu foi comprado um ultrassom portátil para a UTI Pediátrica do HCFMB. O equipamento, disponível em poucos centros de saúde, foi entregue no início deste ano.
Meta
A meta para este ano é ultrapassar os cerca R$ 26 mil arrecadados em 2012.