A construção de uma nova rotatória tem provocado mudanças na Avenida Floriano Peixoto, uma das vias de ligação mais movimentadas de Botucatu. As modificações, que já vêm sendo adotadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semutran) em parceria com a rede de supermercados Jaú Serve, incluem novas disposições de pontos de ônibus, realocação de semáforos e lombadas.
A nova rotatória será construída no trecho de acesso ao supermercado, na Floriano Peixoto. A previsão é que as obras estejam concluídas em 30 dias. Algumas mudanças de readequação da Floriano Peixoto já tiveram início há algumas semanas. Um dos pontos de ônibus (no sentido Centro/Vila dos Lavradores) foi remanejado próximo ao Poupatempo, em caráter provisório. Quando da conclusão da rotatória, deve voltar ao seu antigo local, em frente ao Jaú Serve.
O semáforo que contribuía para a travessia de pedestres, em frente ao antigo acesso do supermercado, deverá ser reimplantado em outro local. Já o plato (tipo lombada) com faixa de pedestres existente no mesmo local será reconstruído poucos metros antes do anterior.
Nesta terça-feira, 24 de setembro, quem se utiliza do transporte coletivo teve o local de embarque e desembarque modificado na Floriano Peixoto no sentido Vila dos Lavradores/Centro. Antes próximo da esquina com a Cardoso de Almeida, o ponto está 15 metros antes, no mesmo quarteirão. A mudança deve ser definitiva, segundo a Semutran, sendo que o abrigo será colocado nos próximos dias.
Segundo o secretário municipal de mobilidade urbana, Vicente Ferraudo, a intenção é fazer com que o trânsito na Floriano Peixoto seja mais dinâmico atendendo ao aumento do fluxo de veículos proporcionado pelos investimentos na região. Há a estimativa de que 600 veículos trafeguem pela via em horários considerados de pico (finais das manhãs e tardes).
“Estamos adequando a Floriano Peixoto para receber um grande fluxo de veículos. Isso se faz necessário pelo impacto que esses investimentos que têm ocorrido na avenida ao longo dos anos”, enfatiza o secretário.