da assessoria da Prefeitura de Botucatu
Em reunião realizada na noite de segunda-feira (23), na sede do Dragões da Vila, foi aprovada por unanimidade a proposta de instalação de parquímetros que permitirão a cobrança pelo estacionamento na área de Zona Azul que será implantada na Rua Major Matheus e adjacências. O encontro contou com as presenças do prefeito João Cury Neto; do presidente da União ACE/CDL, Luiz Rogério Peres; secretários municipais, moradores e comerciantes da Vila dos Lavradores.
O surgimento de novos bairros levou ao crescimento vertiginoso da região norte da Cidade e alavancou a atividade comercial nos últimos anos. Como pólo gerador de consumo, o setor da Major Matheus abrigou agências bancárias de praticamente todas as instituições financeiras instaladas na cidade. Esse fenômeno, fruto do aquecimento da economia, gerou um efeito colateral: o aumento da demanda por vagas de estacionamento.
Essa nova realidade motivou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a União ACE/CDL a realizar pesquisas junto aos motoristas, comerciantes e consumidores sobre a viabilidade de instalação de parquímetros a fim de garantir a rotatividade de estacionamento no centro comercial da Vila dos Lavradores. O modelo foi implantado com sucesso na região central da Cidade.
O secretário Vicente Ferraudo apresentou a proposta de estabelecer a cobrança nas ruas Major Matheus (do cruzamento com a Rua Milton Meris Jaqueta até Rua Galvão Severino), Tenente João Francisco (do cruzamento da Rua Cesário Mota até a Rua Cruz Pereira) e nas ruas Cruz Pereira, Brás de Assis, Floriano Simões e Cesário Mota, no trecho entre as ruas Rodrigues e Tenente João Francisco.
Os presentes à reunião fizeram diversos questionamentos e ao ser colocada em votação a proposta foi aprovada por unanimidade. Com a implantação dos parquímetros serão demarcadas cerca de 300 vagas de estacionamento. Ficou definido que durante o mês de outubro será feita a instalação dos equipamentos e sinalização vertical e de solo, além do trabalho de divulgação da chegada da Zona Azul à Vila dos Lavradores.
Em novembro será iniciada a operação do sistema junto com um trabalho de orientação e conscientização dos motoristas. A previsão é que a cobrança efetiva tenha início em dezembro. O preço da tarifa será o mesmo já cobrado na região central da cidade.
“Depois de um desgaste inicial, que acontece em todas as cidades onde o parquímetro foi instalado, o sistema é um sucesso na região da Rua Amando de Barros. Hoje as pessoas encontram vaga para estacionar no centro. A diferença na Major Matheus é que naquela região o estacionamento sempre foi gratuito. Trata-se de uma mudança de conceito, de cultura. Mas que certamente vai melhorar a vida dos motoristas, comerciantes e consumidores”, acredita o prefeito João Cury.