Novo ministro da saúde cursou residência médica em Botucatu

Em seu discurso de posse, Chioro lembrou da participação da Unesp em sua formação profissional

da Assessoria da FMB Unesp

Tomou posse na segunda-feira, 3 de fevereiro, o novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que até então era secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, pelo Partido dos Trabalhadores. Em seu currículo de médico sanitarista e doutor em Saúde Coletiva, professor universitário e pesquisador nas áreas de gestão e planejamento em saúde, há uma particularidade: cursou Residência Médica em Medicina Preventiva e Social na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) entre 1987 e 1989.

Em seu discurso de posse, Chioro lembrou da participação da instituição em sua formação profissional. “Muito do que sou e das escolhas que fiz ao longo da vida devo à origem simples da minha família e a sólida formação que recebi dos meus pais. Como médico sanitarista e gestor, sou fruto da formação e experiências que vivi. Devo muito à Faculdade de Medicina de Botucatu, onde fiz minha residência (…)”, afirmou durante a cerimônia.

O professor Ildeberto Muniz de Almeida, o Pará, vice-chefe do Departamento de Saúde Pública da FMB/Unesp, conviveu com Chioro em vários momentos de sua carreira. Segundo ele, o novo ministro sempre se mostrou muito entusiasmado com o projeto de Reforma Sanitária e também com o movimento de construção do SUS (Sistema Único de Saúde).

Pará também lembra que Chioro esteve várias vezes na FMB a convite do Departamento de Saúde Pública. “O fato de o Chioro ser nosso ex-aluno é motivo de grande alegria. Temos boas expectativas. Os projetos de Reforma Sanitária e de Construção do SUS ganham muito com a indicação dele ao cargo de ministro”, observa.

O professor ainda salienta que os grandes desafios da Saúde no país, como o financiamento e o aprimoramento da gestão do Sistema não dependem exclusivamente do ministro. “Mas esperamos que pela sua trajetória e experiência nesse tipo de debate, seja possível avançar. Também vejo possibilidade de avanços na área da Saúde do Trabalhador”, diz.

Professor do novo ministro na época da Residência Médica, o médico e vice-prefeito de Botucatu, Antonio Luiz Caldas Júnior, descreve Chioro como uma pessoa competente, arrojada e “muito preocupada com a política de saúde”. “Lembro-me que pouco depois de concluir a Residência, Chioro foi convidado para assumir o cargo de secretário de Saúde de São Vicente-SP. Ao longo de sua trajetória, sempre manteve contato com a FMB”, comenta.

De acordo com Caldas, sua expectativa em relação ao ex-aluno que até dias atrás ocupava o cargo de presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, é que ele trabalhe para aumentar os investimentos da União na Saúde. O docente cita, inclusive, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública (Saúde +10), que prevê a destinação de, pelo menos, 10% das receitas correntes brutas.

Da esquerda para Direita: Arthur Chioro (residente na época), Fernando Casquel Monti, Marcos (residente), Luis Carlos Giarola, Ciça, Tania Ruiz, Antônio Luiz Caldas Jr. (ao fundo)

Da esquerda para Direita: Arthur Chioro (residente na época), Fernando Casquel Monti, Marcos (residente), Luis Carlos Giarola, Ciça, Tania Ruiz, Antônio Luiz Caldas Jr. (ao fundo)

Sobre Arthur Chioro

É graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986), com Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela UNESP (1988). Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP (2011). Diretor da Consaúde – Consultoria, Auditoria e Planejamento desde 1997, prestando consultoria na área de planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde.

Foi Diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005). É professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Fisioterapia (Unisanta) e da Faculdade de Medicina (UNIMES), ambas de Santos-SP. É pesquisador da Linha de Política, Planejamento e Gestão em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva da UNIFESP, filiado ao Partido dos Trabalhadores era o atual secretário de Saúde de São Bernardo dos Campos.

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php