Preço baixo e Copa estimularam venda de televisores e smartphones

Produtos em que a comercialização refletiu diretamente no faturamento de diversas empresas

Conteúdo Conversion

O mundial de futebol aqueceu os mais diversos setores da economia brasileira. A venda de eletrônicos, em geral, registrou um crescimento significativo nas vendas. O destaque ficou para a venda de TVs e smartphones, produtos em que a comercialização refletiu diretamente no faturamento de diversas empresas, como foi o caso da Magazine Luiza.

O aumento das vendas desses produtos específicos geraram uma melhora de 25,4% nos lucros das empresas, comparado com o mesmo período em 2013. O desempenho foi avaliado durante o forte crescimento nas compras registrado nos meses de abril e maio e o aquecimento vai na contramão da situação atual do mercado varejista, que tem apresentado quase uma estagnação nas vendas.

Muitas dessas vendas se relacionam com o período das competições do Mundial. Diversos clientes se sentiram estimulados a adquirir novos aparelhos em vista das transmissões televisivas dos jogos. Aliado a isso, o preço de venda estabelecido pelos varejistas para os televisores caiu significativamente nos primeiros meses de 2014. Segundo o Índice Geral de Preços (IPC) da Fipe, o preço da TV baixou 5,96% desde janeiro e só em maio abaixou 0,85% em São Paulo.

A onda de smartphones já se tornou uma tendência em solo brasileiro. Segundo dados divulgados pela consultoria Morgan Stanley, o Brasil já é o quarto país no mundo em número de aparelhos. Em números reais, são cerca de 70 milhões de usuários, perdendo somente para China, Estados Unidos e Japão. A internet móvel cresceu 48% no país só no último ano, segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). E as promessas são de que o tráfego brasileiro de internet móvel aumentará em mais de 11 vezes nos próximos quatro anos, como afirma a pesquisa da Cisco Visual Networking Index.

Os dados, portanto, são extremamente positivos para esse mercado e refletem uma nova tendência e perfil de consumidor brasileiro. Atualmente, a população tem adquirido cada vez mais tecnologia, estimulando a produção da industria desse setor. A expectativa, entretanto, é de uma desaceleração desse crescimento, com a maturidade do mercado para esse produto.

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php