Vacinação contra paralisia infantil e sarampo começa sábado (8)
Aqueles que deixarem de vacinar seus filhos poderão procurar o posto mais próximo de casa até o dia 28 deste mês
da Prefeitura de Botucatu
Crianças menores de 5 anos já têm compromisso para este sábado (8), “Dia D” da campanha nacional contra a paralisia infantil e sarampo. Em Botucatu, todas as unidades de saúde estarão funcionando das 8 às 17 horas. Esta mesma mobilização também se repetirá no sábado do dia 22, quando também haverá um esquema especial para atender a zona rural [veja abaixo].
Aqueles que deixarem de vacinar seus filhos poderão procurar o posto mais próximo de casa até o dia 28 deste mês, quando a campanha será concluída. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.
A vacinação contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, terá como população-alvo crianças de seis meses até menores de 5 anos. A expectativa é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o País. Em Botucatu são 7.429 crianças nessa faixa etária podem ser vacinadas. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em todas as crianças entre 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Todos os postos de vacinação terão disponíveis todas as vacinas do Calendário Vacinal de Rotina, bem como estarão devidamente preparados, com técnicos capacitados, treinados, para avaliação das Carteiras de Vacinação.
A vacina oral poliomielite (VOP) é segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico. A vacina tríplice viral também tem poucas reações como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.
Poliomeliete
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.
Sarampo