Botucatuense comanda Esquadrilha da Fumaça em apresentação internacional
Caldas comandou a apresentação de 30 minutos com acrobacias aéreas para um público estimado de 50 mil pessoas
da Redação com Força Aérea Brasileira
O botucatuense Líbero Onoda Caldas fez sua estreia como líder da Esquadrilha da Fumaça, dia 2 de abril, durante a FIDAE, maior feira civil e militar da América Latina e do hemisfério sul, realizada em Santiago, no Chile. Caldas, que é tenente-Coronel do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), comandou a apresentação de 30 minutos com acrobacias aéreas para um público estimado de 50 mil pessoas de todo o mundo.

Antes desse momento histórico, ele também liderou as aeronaves da Fumaça em um voo que ocorreu junto com os Halcones, a Esquadrilha acrobática da Força Aérea do Chile, no dia primeiro de abril. Completando 100.000 horas de voo com aeronaves brasileiras, T-27 Tucano e A-29 super Tucano, a Fumaça teve o privilégio de comemorar sua marca histórica ao lado desta outra importante esquadrilha da América do Sul, os Halcones, cuja amizade entre ambas as equipes das Forças Aéreas, Brasil e Chile, já existe há anos.
Antes de assumir a liderança a partir desse ano de 2016, o Tenente-Coronel Caldas já fez parte da Esquadrilha da Fumaça como piloto números 6 e 7. Ele tem 5.400 horas de de voo, entre o EDA e outras unidades pelas quais passou, e já teve a oportunidade de participar por três vezes da FIDAE em seu tempo de piloto da Fumaça.
Agora como líder, ele destaca a importância do momento de sua estréia. “O aviador passa por vários momentos marcantes durante a carreira, como o primeiro voo solo por exemplo. A primeira demonstração na Esquadrilha da Fumaça como Comandante é um desses momentos. Ainda mais, a maior sensação é de realização, um momento de mostrar de fato tudo o que tanto treinamos para fazer com excelência”, relata.
Segundo ele, este é só o começo e são muitos os planos para o futuro da Fumaça. “Acabamos o processo de implantação, mas estamos consolidando o emprego da aeronave. Precisamos retomar o ritmo de demonstrações e, ano que vem, buscar sequências novas e manobras específicas para o A-29”, promete.