Fórum debate ações para tornar Botucatu polo turístico inteligente
Cidade participa do processo seletivo de destinos inteligentes do SEBRAE no turismo
Da Redação
Botucatu busca se destacar não só como uma cidade inteligente, mas como um destino turístico inteligente através da integração entre turismo e tecnologia. As ações da cidade serão apresentadas pela secretária Adjunta de Turismo, Roberta Sogayar, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes que reunirá, no Parque Tecnológico de Botucatu, prefeitos, gestores e servidores públicos no dia 2 de fevereiro.
A secretária Adjunta aborda os “Desafios e oportunidades para um destino inteligente”. “A palestra refere-se a uma reflexão sobre o que é um destino inteligente em termos de turismo, das informações e estratégias para turismo, e vai apontar quais são os desafios que Botucatu vem vivendo nesse cenário e quais são as oportunidades que já estão apresentadas, nesse caso, para o desenvolvimento do município. Assim como o próprio sistema de gestão de Wi-Fi da prefeitura, o próprio sistema da prefeitura de controle de voucher, da cachoeira da marta, a muralha digital. São oportunidades que se apresentam, mas que a cidade ainda não está fazendo bom uso desses recursos, assim como todas as informações de relevância turística e cultural, tanto para o munícipe quanto para o turista e como a gente pode potencializar isso”, informa a Secretária Adjunta de Turismo.
Para alcançar esse objetivo, o município está participando do processo seletivo de destinos inteligentes do SEBRAE e já se encontra na segunda fase, junto com outros municípios.
Além de utilizar dados tecnológicos para o desenvolvimento do programa de turismo, outro desafio é fazer com que os moradores de Botucatu enxerguem a cidade como um destino turístico. Segundo Roberta, o turismo também pode gerar entretenimento para os moradores.
No futuro, o município planeja continuar investindo em tecnologias para melhorar a experiência dos turistas e moradores, além de promover a cultura e patrimônio local. A cidade está em busca de se tornar um destino turístico inteligente, inovador e atrativo.
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes – O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Botucatu, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com o Parque Tecnológico de Botucatu, com apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu, abre as atividades presenciais da RCD em 2023.
Quase 60 municípios do Estado já estão inscritos para o Fórum que irá compartilhar os avanços tecnológicos nas cidades e soluções que visam melhorar a eficiência dos serviços públicos. “O objetivo é promover a interação entre os gestores, tratando a tecnologia como imprescindível para desenvolver as cidades e melhorar a qualidade de vida do cidadão”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.
No evento, as Prefeituras também terão acesso a diversas soluções tecnológicas disponíveis pelas empresas 1Doc, Softplan, Placarsoft, Aprova Digital, Altbit, ENW, Gove e Sonner. O Primar Plaza Botucatu é o hotel oficial do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes.
As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Botucatu são gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades/universidades e podem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd
Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Botucatu
Data: 02 de fevereiro de 2023, das 8h às 17h
Local: Parque Tecnológico de Botucatu
Inscrições gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades e universidades: https://www.sympla.com.br/rcd