Medicina integrativa pode ser incorporada à rede pública de saúde em Botucatu

Tratamentos utilizam recursos baseados em conhecimentos tradicionais

Da Redação

Requerimento apresentado na sessão de 11 de dezembro da Câmara de Botucatu propõe a oferta de tratamentos médicos preventivos e complementares como meditação, yoga, homeopatia, musicoterapia, acupuntura, entre outras práticas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza à população as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que são estratégias terapêuticas voltadas à prevenção de problemas de saúde e recuperação. Os tratamentos utilizam recursos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e evitar diversas doenças, como depressão e hipertensão.

De acordo com Lelo Pagani (PSDB), autor do requerimento proposto, iniciativa é para que seja feita uma avaliação sobre a possibilidade de disponibilizar esses tratamentos na rede municipal de saúde.

“Essas práticas são investimentos em prevenção à saúde. É uma alternativa para evitar que as pessoas fiquem doentes, ou então, que elas sejam aplicadas como terapias complementares quando for o caso. Seria de extrema relevância e muito importante poder oferecer à população tratamentos alternativos como meditação, yoga, homeopatia, musicoterapia, geoterapia, plantas medicinais, acupuntura e bioenergética, já disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde”, disse o vereador.

O pedido recebeu apoio dos demais vereadores da Câmara e foi encaminhado ao secretário Municipal de Saúde, Marcello Laneza Felício.

Alternativas em saúde

O SUS, por meio do programa Práticas Integrativas e Complementares (PICS), já disponibiliza tratamentos alternativos e complementares em saúde. Conheça alguns deles:

– Meditação: envolve treinamento e concentração, reduzindo o pensamento repetitivo, aprimorando o desempenho cognitivo.

– Yoga: prática corporal e mental, de origem oriental, utilizada como técnica para controle corporal e mental.

– Homeopatia: tratamento personalizado focado nos sintomas específicos de cada indivíduo, utilizando substâncias diluídas que visam estimular o sistema de cura natural do corpo.

– Musicoterapia: realizada em grupo ou individualmente, emprega música e seus elementos, como som, ritmo, melodia e harmonia, facilitando a comunicação, relação, aprendizagem, expressão e organização, atendendo as necessidades físicas, emocionais, mentais e sociais.

– Geoterapia: aplicações terapêuticas como argila, barro e lamas medicinais.

– Plantas medicinais: tratamento terapêutico com plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, auxiliando na cura ou tratamento de várias doenças.

– Acupuntura: prática tradicional chinesa, com utilização de agulhas metálicas para estimular pontos ao longo do corpo, buscando promover, manter e recuperar a saúde.

– Bioenergética: foca na exploração do conteúdo emocional por meio da verbalização, da educação corporal e técnicas respiratórias.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php