Morre o engenheiro e historiador Paulo Machado Ciaccia

Ciaccia é trineto do Capitão José Gomes Pinheiro, fundador de Botucatu

Da Redação

Morreu neste domingo, 17 de dezembro, o engenheiro metalurgista e historiador botucatuense Paulo Pinheiro Machado Ciaccia, aos 79 anos. As causas do óbito não foram informadas pela família.

Nascido em Botucatu, em 22 de abril de 1944, filho de Paulo Ciaccia, funcionário das Empresas Pedutti e da Profa. Josephina Pinheiro Machado. Casado com a economista Maria de Lourdes Oliveira, formou-se em Engenharia (metalurgia) pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia (turma de 1972). Trabalhou na Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), foi professor de Metalurgia e Refratários. Possui inúmeros trabalhos publicados e apresentados em Congressos sobre a Metalurgia,vindo a receber, em 1989, o prêmio “Governador do Estado” no 17º Concurso Nacional do Invento Brasileiro.

Trineto do Capitão José Gomes Pinheiro, fundador de Botucatu, e da Ana Florisbela Machado de Oliveira Vasconcelos, foi genealogista da família Pinheiro Machado e pesquisador sobre história do município. Elaborou o trabalho da árvore genealógica da Família Pinheiro Machado. O pesquisador iniciou, em 2010, o portal História de Botucatu. Em 2019 foi oficializado membro da Academia Botucatuense de Letras.

Velório de Machado ocorre no Complexo Funerário Orlando Panhozzi, com sepultamento marcado para às 16h30 no Cemitério Portal das Cruzes.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php