Fazendas da Unesp Botucatu recebem veículos para combate a incêndios

Na ocasião também foram fornecidas informações técnicas sobre os novos equipamentos

Da Redação

No dia 18 de dezembro, na Biblioteca do Câmpus de Rubião Junior, aconteceu a entrega de viaturas leves de combate a incêndio, que serão utilizadas pelas Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) das unidades universitárias da Unesp, em Botucatu.

O evento contou com a presença dos professores Pasqual Barretti, reitor da Unesp; Estevão Tomomitsu Kimpara, pró-reitor da Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão (Propeg); Celso Antônio Rodrigues, assessor da Propeg; Dirceu Maximino Fernandes, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu e Juliano Carlos Calonego, supervisor das FEPE da FCA, além de diretores das demais unidades da Unesp em Botucatu, diretores e supervisores das Fazendas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do câmpus de Jaboticabal e Faculdade de Engenharia do câmpus de Ilha Solteira e servidores da equipe técnica da Administração Geral (AG) do câmpus de Botucatu. Também estiveram presentes vários servidores que serão responsáveis pela operação das viaturas, pois na ocasião, também foram fornecidas informações técnicas sobre os novos equipamentos.

“É com muita alegria que fizemos a entrega das viaturas para combate a incêndios nas fazendas da Unesp. Esse foi um trabalho que foi idealizado e executado dentro da Propeg, mais especificamente sob a coordenação do professor Celso Antônio Rodrigues. Foi uma maneira de atender as diversidades entre os cursos da Unesp”, colocou o professor Estevão. “Após conhecer, como pró-reitor, diversas unidades e, sobretudo, as fazendas, tenho certeza que foi um grande achado conseguirmos a oferta desses veículos. Eles necessitaram de reformas, mas estão sendo entregues agora totalmente recuperados, com potencial para contribuir com o combate aos incêndios””.

O professor Celso contou que a busca por veículos de combate a incêndios nasceu de sua experiência como diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. “Fizemos uma busca junto a órgãos oficiais que porventura pudessem disponibilizar esse tipo de veículo. Na oportunidade, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) estava sendo extinto e surgiu a possibilidade de liberação desses veículos para a Unesp. Juntamente com o professor Estevão, fizemos várias tratativas e conseguimos a liberação dos veículos. Eles estavam em estados bastante precários, mas conseguimos licitar os serviços necessários para sua completa recuperação e revisão. Hoje poderão integrar de maneira adequada o sistema de combate a incêndios das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unesp”.

O professor Celso ressalta que são veículos leves, que permitem uma chegada rápida aos locais de focos de incêndio. “Eles permitirão um rápido combate preliminar aos focos, e atuarão integrados aos demais equipamentos e ferramentas de combate aos incêndios nas fazendas”. E finalizou: “As diferentes unidades da Unesp têm necessidades muito específicas. Daí a importância da sensibilidade dos professores Estevão e Pasqual Barretti de compreender e atender as necessidades de cada unidade”.

O professor Juliano Carlos Calonego falou sobre a importância da incorporação dos veículos à frota da faculdade. “Trata-se de um equipamento muito aguardado pelas FEPE, visto o grande desafio que temos no combate à incêndios florestais, que é algo recorrente na época do inverno. Esse equipamento vai nos ajudar muito, dando apoio à Brigada de Incêndio, formada por servidores da FCA e FMVZ. Por ser um veículo capaz de levar água rapidamente a locais de dificil acesso, será possível controlar os incêndios antes mesmo que esses tomem dimensões maiores”.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php