Carreta da mamografia fará atendimentos gratuitos na região

Caso sejam detectadas alterações, pacientes são encaminhadas a um serviço de referência

Da Redação

As Carretas da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito do Governo de São Paulo, estarão na região durante o mês de agosto para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. O serviço  promove mamografia gratuita para mulheres acima de 35 anos.

Na região a carreta estará em Lençóis Paulista, Rua Sete de Setembro, de 13 a 24 de agosto, na Praça Comendador José Zillo. Atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados).

Incentivando o autocuidado, as carretas atendem mulheres, sem necessidade de agendamento, entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos mediante apresentação do RG, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e pedido médico. Para as pacientes com idade entre 50 e 69 anos, é necessário apresentar apenas RG e cartão do SUS. Serão disponibilizadas até 50 senhas.

Caso sejam detectadas alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.

Atualmente, a população pode ter acesso ao itinerário das carretas da mamografia pelo app e site do Poupatempo.O programa “Mulheres de Peito” também já está disponível nas plataformas, auxiliando no agendamento de mamografias e direcionando as ligações para o telefone 0800-779-0000, da Central de Regulação de Oferta de Serviços do Estado (Cross).

Por meio do “0800”, as mulheres entre 50 e 69 anos que não fizeram mamografia nos últimos dois anos podem agendar o exame mesmo sem pedido médico.

Sobre o exame

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI) da Secretaria de Estado da Saúde, localizado na capital paulista, que emite laudos à distância. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.

As carretas contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, agentes administrativos e supervisor de unidade. Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.

Caso sejam detectadas alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php