A EE José Pedretti Neto possui quase 400 alunos matriculados
Da Redação
A Escola Estadual “Professor José Pedretti Neto” foi o único estabelecimento público de educação de Botucatu a despontar entre as 50 melhores escolas estaduais na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Os resultados foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação.
A avaliação, criada em 2007, reúne indicadores como aprovação, retenção e evasão (fluxo escolar) e as médias de desempenho nas avaliações. O índice varia de 0 a 10. A Pedretti Neto está classificada como a 42ª melhor do Estado, tendo recebido nota 6 na média do Ideb. Resultado mostra evolução do início da avaliação, passando de nota 3,8 (2009) até 5,4 (2021).
Atualmente, a EE José Pedretti Neto possui quase 400 alunos matriculados entre o 6º e 9º anos nos Ensinos Fundamental e Médio. Concentra, ainda, 44 funcionários entre professores e colaboradores técnicos. Em 2021 a escola anunciou a adoção do sistema de ensino integral, passando a oferecer matriz curricular diferenciada.
Pelo sistema implantado, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Alunos contam com o apoio do professor tutor para reforço acadêmico e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos. Carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos.
Os professores contratados para atuação nas escolas de ensino integral atuam em regime de dedicação exclusiva e, para isso, recebem gratificação salarial de 75%, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira.
Confira a relação das 50 melhores escolas públicas do Estado clicando aqui.
Leia mais:
Pedretti Neto será a 2ª escola estadual a adotar sistema integral de ensino em Botucatu