Webinar contou com palestras e mesa-redonda de pesquisadores do ICMBio, IPAM e FCA-Unesp
Por Vinícius Nunes Alves
No dia 26 de novembro, a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu realizou o webinar “Incêndios Florestais: Um debate emergente” que discutiu causas e impactos dos incêndios ocorridos na Cuesta de Botucatu e região, medidas que estão sendo tomadas para conservação e recuperação da biodiversidade local, manejo integrado do fogo que está se intensificando nos ecossistemas florestais por conta das mudanças climáticas, além de políticas públicas ambientais.
A primeira palestra foi a da Profª Drª Renata Cristina Batista Fonseca que é engenheira florestal pela Unesp, mestra em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Ecologia pela USP, coordenadora do Laboratório de Conservação da Natureza da FCA, instituição pela qual atualmente é vice-diretora. Renata atua principalmente com temas de manejo, fauna silvestre, conservação e monitoramento, e sua palestra tratou sobre “Incêndios na Cuesta de Botucatu: prevenções, impactos e medidas de recuperação da biodiversidade”.
A segunda palestra foi a do Prof. Dr. Christian Niel Berlinck que é biólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). Christian é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) onde trabalha com Ecologia do Fogo e Conservação de Fauna, é especialista em queimas prescritas e manejo do fogo, investigador de causa e origem de incêndios florestais, instrutor de prevenção e combate a incêndios florestais. Sua palestra tratou sobre “Manejo integrado do fogo e impacto na fauna silvestre em ecossistemas florestais”.
A terceira palestra foi a da Dra. Ana Carolina Moreira Pessôa que é bióloga e ecóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra e doutora em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ana Carolina tem experiência em Geoprocessamento e Avaliação de Políticas Públicas Ambientais, atualmente atua como pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Sua palestra tratou sobre “Políticas públicas e geoprocessamento com foco em incêndios florestais”.
Após cada palestra, houve uma sessão de perguntas e respostas para o público presente e, ao final, foi aberta uma mesa redonda com os convidados discutindo os pontos principais das palestras e as perspectivas a partir do cenário atual. O evento acumulou pouco mais de 100 inscrições, foi transmitido pelo Google meet com transmissão ao vivo no Youtube, e a gravação está disponível na íntegra pelo link (aqui) no canal Tecnologia – Fepaf.
Participaram do evento pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, brigadistas, professores e outros profissionais interessados na área ambiental, além de algumas autoridades como Andrea Cristina de Oliveira Struchel – advogada em Direito Ambiental, especialista em licenciamento ambiental e representante da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), e Bianca Picado Gonçalves – bióloga, advogada e presidente tanto da Comissão de Direito Ambiental e Sustentabilidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), quanto do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema).
*Vinícius Nunes Alves é biólogo pela Unesp, mestre em Ecologia e Conservação pela UFU, especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp. Foi professor substituto no Departamento de Ciências Humanas do IBB-Unesp, é membro do Natureza Crítica – Blogs de Ciência da Unicamp, colaborador dos veículos O Eco, #Colabora e ComCiência. Atua como professor de Ciências na Prefeitura de Botucatu-SP e como jornalista independente.