Botucatu e região integram projeto Rotas do Queijo de SP
Projeto visa incentivar a produção artesanal de queijos
Da Redação
Botucatu e municípios da Cuesta Paulista foram incluídos nas Rotas do Queijo de São Paulo, mais recente iniciativa do governo estadual para fomento do turismo e do agronegócio. O lançamento do projeto ocorreu em 30 de outubro, durante o evento Mesa SP.
Projeto visa incentivar a produção artesanal de queijos, conectando produtores, turistas e consumidores em experiências que unem gastronomia, cultura e turismo rural. A ação reúne queijarias localizadas por todo o estado, organizadas em oito rotas temáticas. As rotas reúnem 102 propriedades em 77 municípios. A ação integra fazendas, queijarias e destinos turísticos e inclui ainda 17 experiências e destinos queijeiros.
A exemplo das Rotas do Vinho e do Café, lançadas em agosto de 2024 e em abril deste ano, respectivamente, a expectativa com o lançamento das Rotas do Queijo é fortalecer os produtores artesanais. “As Rotas do Queijo vão estimular o empreendedorismo local e fomentar toda a cadeia produtiva, gerando mais emprego e renda para os municípios. Este é um dos nossos objetivos para alavancar a economia regional”, afirmou Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Produção em expansão
Típico do campo e das zonas rurais de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo pesquisa do Sebrae. A gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
A produção artesanal em específico também vive um crescimento expressivo. Desde 2022, o número de produtores registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) aumentou 300%, impulsionado pela simplificação do processo de registro. Hoje, já são quase 60 queijarias artesanais oficialmente reconhecidas no Estado, que, somadas às mais de 100 indústrias queijeiras, consolidam São Paulo como um dos principais polos da queijaria brasileira.
Municípios participantes:
- Alta Paulista: Adamantina, Marília, Paraguaçu Paulista, Queiroz e Salto Grande;
- Bandeirantes: Boituva, Cabreúva, Campinas, Itu, Itupeva, Jundiaí, Nova Odessa, Porto Feliz e Tatuí;
- Cuesta, Itaqueri e Tietê: Anhembi, Bofete, Botucatu, Ibitinga, Ipeúna, Pardinho, Piracicaba, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e Torrinha;
- Mantiqueira e Vale do Paraíba: Areias, Caçapava, Cunha, Guaratinguetá, Itaberá, Jacareí, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Queluz, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí e São Luiz do Paraitinga;
- Mogiana Paulista: Cássia dos Coqueiros, Pedregulho, Jaboticabal, Jardinópolis, Santa Cruz da Esperança
- Nascentes, Águas e Serras Paulistas: Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Caconde, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Joanópolis, Pedra Bela, Serra Negra, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Santa Isabel.
- Noroeste Paulista: Alto Alegre, Catanduva, Fernandópolis, Marinópolis, Nova Castilho, Olímpia e Urupês.
- Sudoeste Paulista: Avaré, Ibiúna, Itapetininga, Itararé, Pilar do Sul e Sarapuí.
- Destinos e experiências queijeiras: Angatuba, Araçatuba, Bauru, Jacareí, Itapira, Lorena, Pariquera-Açu, Pirassununga, Porangaba, São Miguel Arcanjo e São Paulo.
